domingo, 26 de janeiro de 2014

ENTREVISTA COM O GLORIOSO RICARDO LEITE (@RICARDOLEITEO1)


Estamos hoje aqui com nada mais, nada menos que o Ricardo Leite (@RICARDOLEITE01), agora teremos a chance de conhecer mais um pouco sobre essa fera da Internet.


1.      Ricardo é um prazer ter você passando um pouco do seu conhecimento para todos os tricolores que te acompanham... Obrigado por nos atender tão bem.

R: O prazer é todo meu, é uma honra ter essa atenção por parte de vocês e espero que não seja a única. E se não for a única, que não demore a próxima. Apenas saliento que não sou o dono da verdade, erro bastante e estou apenas tentando não ser passional como se estivesse na arquibancada. Mas não é todo mundo que compreende isso. Tem horas que a gente tem de deixar toda emoção e paixão pelo time um pouco de lado pra analisar o que está ocorrendo de forma racional e prática. Então, compreensão e paciência ao ler minhas respostas.


2.      Ricardo, logo de cara, o que você achou do Sáo Paulo de 2013? Em algum momento você imaginou o time caindo para Série B?

R: Não imaginei na série B. Não entrei neste clima, apesar de em determinado momento perceber que havia um certo pânico no ar. Falei em meu programa, nas transmissões ou no meu twitter @RICARDOLEITE01. Tinha confiança que o Autuori conseguiria. Infelizmente, armaram uma excursão sem planejamento no meio e o trabalho dele foi pra casa do chapéu. O Muricy veio, deu novo ânimo e conseguiu. Até porque, acompanhando vários jogos por semana no pay per view, eu notava que os que estavam na frente da gente não estavam melhores. Ou seja, bastava a gente acertar um "pouquinho" que já deixaríamos a turma pra trás.

3.      Ricardo, o SPFC tem espinha dorsal? Se sim, quem são esses jogadores que formam isso?

R:Tem sim. E sei que muitos vão discordar mas é democrático. Rogério Ceni, Luis Ricardo, Ganso e Luis Fabiano. O restante do time trafega em volta destes nomes.


4.      Ricardo, quais as posições que você acredita que o SPFC necessita de jogadores? Quem você indicaria?

R:  Com a vinda do Luis Ricardo e do Alvaro Pereira, sugiro um zagueiro, um volante e um atacante. Mas tem de ser de ponta e não pode ser mosca morta. Tem de ser jogador meio "bandidão" mesmo. Gente que chegue ali e sacuda o time. É difícil falar em nomes porque os nomes que eu traria, o Juvenal nem sonha porque contratou tanta gente errada pagando caro que o clube agora não tem dinheiro pra duelar nem com times do porte do Atlético Paranaense, Botafogo e outros. Acabamos conseguindo contratar só quando os outros desistem. Dias atrás eu vi que o São Paulo estava num tiroteio pelo Jucilei. Olha o nível. O Jucilei. E perdemos.

5.      Ricardo, O M1TO deveria ter parado ao final da temporada passada? Ou você acha que ele ainda tem fôlego para jogar?

R: Acho que ele fez o certo. Mas só teremos certeza mesmo durante o ano. Eu, no lugar dele, teria continuado e fiquei mega feliz com sua renovação. Problema do Rogério não é antes do jogo ou durante o jogo. É o pós jogo. Muito dolorido. Ele tem de fazer muitas compressas, muito gelo. Eu tenho a mesma idade que ele, por diferença de poucos dias. Lógico que não estou comparando mas apenas dando uma noção do que estou dizendo: há uns anos eu jogava futebol, ia pra casa, tomava um banho e podia sair passear. De uns 5 anos pra cá, noto que quando termina a "pelada", tenho vontade de chamar uma ambulância pra voltar pra casa.


6.      Ricardo, Você é Sócio Torcedor do SPFC? O que você acha desse programa?


R: - Eu sou sócio do clube. Ainda não senti firmeza no Sócio Torcedor do São Paulo. Um tempo atrás fui lá no Morumbi pra me inscrever. Cheguei lá, vi o pessoal enjaulado num canto, pilhas de papéis sobre a mesa, camisas encaixotadas num canto, documentos empilhados no chão, uma penumbra sem iluminação decente e o cara dizendo que não podia me inscrever porque estava sem sistema. Enquanto esperava, passei a escutar uma goteira pingando. Aí vi na internet o povo gritando que ligava e tinha dificuldades. Eu pensei "quer saber, talvez não fazendo parte eu esteja ajudando mais". E explico: se todo mundo aderir como Madre Teresa de Calcutá pra, em nome do dinheirinho no cofre, ajudar o clube, a diretoria vai achar que está uma maravilha. E vai continuar assim. Tanto que eles tomaram um baque no começo desta nova fase com adesões abaixo do esperado. Depois deu uma melhorada com essa nova parceria. Mas mesmo assim, o ST é muito mal tratado. Ganha uma camisa, desconto no ingresso, etc. Muito pouco. Então, entenda, o ST é maravilhoso. Mas não do jeito que que tratam atualmente o sócio. Eles poderiam fazer mais coisas. E como poderiam sim.


7.      Ricardo, LF9 é um jogador que pode dar certo em 2014? Por quê?

R: Pode sim. Ele ficou devendo em 2013. Mas o pessoal se esquece que não foi só ele. É que o "ídolo" é mais cobrado. E Luis Fabiano vem treinando muito empolgado. Os setoristas da grande mídia estão destacando isso. Agora, acreditar nele, eu acredito. Mas é ele quem deve dar esta resposta. Se eu fosse diretor do São Paulo, não abriria mão do Luis Fabiano. Pena que foi muito minado por um diretor que se dizia amigo dele. O cara não perdia a chance de plantar algumas histórias que o Luis estava indo pra cá ou pra lá. E uma parte da torcida indo na onda. Luis perdeu o foco, ficou preocupado em o extra-campo e fez aquela temporada ruim. Mas isso ficou em 2013. Vou torcer muito por ele em 2014.



8.      Ricardo, O Momento agora são as eleições, você vê situação ou oposição com melhores chances de ganhar? Você acredita que a situação ainda pode dar alegrias para o SPFC?

R: Tenho estado bastante no clube nos últimos dias. A oposição se fortaleceu muito. Tanto que o Juvenal teve de parar de brincar de amiguinhos com seus diretores e lançou o Carlos Miguel Aidar. E começou aquilo que já era esperado: obras no clube. Dias atrás teve festa até pela "reforma da piscina". Ou seja, ele não fez uma piscina, ele reformou a piscina. E seus seguidores trataram a coisa como se o Juvenal tivesse inventado a piscina. Aliás, que reforma cara. Tudo bem que agora é aquecida. Mas enfim, se os conselheiros não questionam o valor da reforma de uma piscina, quem sou eu pra falar alguma coisa. Eu acho que Calil e Aidar são dois grandes nomes pra presidente do São Paulo. O que diferencia é a turma que envolve cada um. Aidar até agora não conseguiu se desvencilhar da presença de Julio Casares, Leco, João Paulo de Jesus Lopes e o próprio Adalberto Baptista. Neste domingo (19), o Aidar foi encontrar sócios na entrada da piscina. Quem estava lá, meia hora antes, espichado numa cadeira esperando por ele? Julio Casares. Ou seja, estão no mesmo barco. E do outro lado nós temos no Calil, a chance de voltar a ter uma diretoria de futebol muito forte. De gente que entende. Que sabe contratar. Nomes como Marco Aurélio Cunha, Kalef, Pimenta, Fernando Casal de Rey, que representam um tempo em que o São Paulo atropelava os adversários, estão apoiando o Calil. Acho que o torcedor sãopaulino, que está cansado de sofrer gozação em estádio, já entendeu pra quem ele tem de torcer em Abril de 2014.


Um pouco de você:

9.      Ricardo,  como foi seu inicio no esporte? Você achou que teria esse nome forte que tem hoje? Esperava esse sucesso?

R: Eu sempre gostei de esportes. Tanto que fui selecionado pra jogar no São Paulo no começo da década de 90. Trabalhava no Banco do Brasil. Jogava no gol ou de atacante. Fomos tricampeões de um torneio lá e alguém mexeu os pauzinhos pra ser observado. Fazia gol fácil. Passei, estava tudo certo pra me apresentar. Tenho até hoje a carta do diretor Pérsio Rainho me convocando pra se apresentar no CT da Barra Funda. Não pude comparecer. Então voltei pro interior e usei o dinheiro da passagem pra comprar comida pra mim e minha mãe, pois estávamos desempregados. Lembro que quando cheguei em casa, feliz pra contar que tinha de pegar roupas e voltar pra SP, encontrei minha mãe triste, a água tinha sido cortada e a luz estava pra vencer também. É um daqueles momentos em que você sente que Deus separa os homens dos meninos. Decisões difíceis da vida. Aí me formei em Educação Física e trabalhei como repórter cobrindo futebol. Muitas histórias do arco da velha que você não imagina. Mas sempre tive a certeza que tinha algo reservado. Quando muita coisa começa a dar errado é sinal de que Deus está preparando uma missão pra você. Um dia você aceita o desafio e percebe que as coisas acontecem de forma mágica. Hoje, pessoas influentes da música, esporte, comunicação ou política me seguem no twitter ou me telefonam pra falar sobre algo que eu disse no meu programa. Mas ainda sou um lambari nesta história. No rádio, ano passado recebi duas propostas de grandes emissoras de rádio em São Paulo. E também uma emissora de TV, entre as 3 primeiras colocadas no IBOPE me convidou pra um projeto num novo programa, onde teria um bom destaque. Preferi aguardar pois tem algo muito melhor vindo por aí.


10.  Ricardo, algumas pessoas podem ainda não conhecer sobre o seu site (http://www.portalricardoleite.com.br) ele fala sobre o que? Pode dar uma prévia para a galera?

R:  Meu site foi um presente de um empresário. Ele ouvia meu programa e eu fazia uma oração. No começo ele achou absurdo. Mas um dia, de tanto a mãe dele insistir, ele resolveu se entregar na oração. E recebeu uma grande graça. Não por mim, que não sou nada, sou um pecador lascado. Mas de Deus. Porque é Deus quem age. Então ele apareceu na rádio, eu já tinha um site na época, me oferecendo um novo site. Embarquei na ideia. O site é eclético, tem coluna de esporte, entretenimento e cotidiano. Mas está desatualizado. O pessoal do twitter estava descendo o pau que meu site é feio e antiquado. Então resolvi mudar o desenho dele. Mas não tenho verba. E não encontro ninguém que me ajude a mudar. Eu mesmo escrevo. Mas gostaria de algo que um dia me falaram ser "templates" ou coisa parecida. Confesso que não entendo muito. Sou um dinossauro. Até no Twitter ou quando tem de editar algo, quem me salva é a minha amiga gêmea Marcinha. Então, preciso atualizar mas queria uma diagramação melhor, mais simples. Mesmo assim, a Locaweb me manda um relatório todo mês que meu site tem 1100 visitas por dia, com os ouvintes do meu programa que vão lá pra saber se escrevi algo. E acho que faz mais de 6 meses que não posto nada por lá. Mas esta sua pergunta me motivou a pensar em algo.


11.  Ricardo, sabemos que a sua tragetoria foi de muita garra e vontade, hoje você é o que é por sempre batalhar pelos seus ideais, qual a dica que você dá para essa galera que um dia quer ser igual ao Ricardo Leite?

R:  Minha trajetória? Não sei se estou já neste patamar. Mas vamos lá. Primeiro de tudo: não queira ser igual a mim. Você estará perdido e arrependido. Queira se tornar melhor e mais evoluído. A primeira dica pra trabalhar com comunicação é ler muito. Mesmo que vá trabalhar na televisão. Leia bastante jornal. E não perca a chance de andar no centro da cidade ou na Avenida Paulista, no meio do povo. Pegar um ônibus ou metrô, sem ser por obrigação ou necessidade. Isso ajuda a observar o que as pessoas estão necessitando, conversando, gostando, fazendo. E no caso do rádio, além de ler bastante, ouça o próprio rádio. Mas não adianta ficar ouvindo só o FM ou só a rádio que você gosta. Ouça rádios em que, além da música, tem alguém comunicando, debatendo, dialogando, informando. Mesmo que você ache isso antiquado. Ouça. Quer comunicar? Ouça mais. Observe a lei de Deus: duas orelhas e uma boca. E não o contrário. Então: ouça mais.


12.  Ricardo, quais os canais de comunicação as pessoas podem sempre estar perto do seu trabalho? Sites, Face, Twitter, Orkut...rs

R: - Meu Facebook é www.facebook.com/falecomricardoleite - meu twitter é @RICARDOLEITE01. Tenho 4 contas no orkut mas não entro lá há uns 3 anos. O pessoal de um fã clube formado por ouvintes é quem anda postando coisas por lá. Eram pessoais desde os tempos da Globo. Aí, quando surgiram o Twitter e o Facebook eu passei a senha pra eles e não sei no que deu. Acho que devem estar postando coisas mais interessantes do que eu, não tenha dúvida.

13.  Ricardo, mais uma vez, muito obrigado por esse bate papo rico de hoje, ficamos muito felizes em poder passar ao nosso torcedor um pouco desse Tricolor que nos representa nas mídias e fala o que pensamos....

R: - Eu que agradeço. Espero participar mais vezes.

Esse foi um excelente Bate papo com Ricardo Leite, um São paulino de visão e que também sonha em ver nosso Tricolor alçando voos bem mais altos em 2014.

Obrigado também Nação tricolor por acompanhar mais uma de nossas importantes entrevistas....

@dannyef

Um comentário :

  1. muito legal a entrevista eu já o sigo no twitter as vezes comento alguma que ele posta ele sempre responde,parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir